Região Sul do Brasil registra alta de 13% nas vendas de imóveis no primeiro trimestre de 2023
O mercado imobiliário da região sul vem se mostrando muito resiliente e surpreende.
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Brain Inteligência Estratégica realizaram o webinar “Expectativas do Mercado Imobiliário no Sul do Brasil”, que contou com a participação de Bruno Prestes da Prestes Construtora, Luiz França da ABRAINC, Thales Souza da Rogga, Ricardo Prada da Vascocivitas, Beto Justos da Blendi, Paulo Folador da Rottas, Renato Lomonaco da ABRAINC e Fábio Tadeu Araújo da Brain.
O Presidente da Abrainc, Luiz França, reforçou que a região tem um potencial muito grande para o mercado imobiliário, com 17% do PIB do Brasil, gerou 26% dos empregos do país no início de 2023, além de ter o melhor IDH com expectativa média de 77 anos. E na região o mercado imobiliário vem tendo uma valorização acima da média nacional.
O CEO da Brain, Fábio Araújo, mostrou dados da pesquisa sobre vendas, lançamentos e estoque do primeiro trimestre de 2023. O primeiro ponto foi de emprego, onde o Paraná vem gerando muitos empregos, depois falaram do crédito via SBPE teve que teve um queda de 22,9% em unidades, porém foi estável em VGV, devido ao aumento das vendas no alto padrão.
Para Breno Prestes da Prestes Construtora concorda que a linha de empreendimentos econômica tem uma demanda muito grande, devido ao alto déficit habitacional e pede mais facilidade para a viabilização destes empreendimentos. Ricardo Prada (Vascocivitas) também concorda com isso, que a legislação dificulta estes projetos.
Segundo Paulo Folador a Rottas também vem migrando da linha econômica para a SBPE devido às dificuldades impostas pela legislação, e esperam um novo pacote de medidas e a queda da taxa Selic para viabilizar novos lançamentos.
A pesquisa da Brain revela que as vendas tiveram um crescimento de 13% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, já os lançamentos uma queda -0,2% por unidades, e atualmente os lançamentos e vendas estão no mesmo patamar, cerca de 16.500 unidades nas capitais do sul, porém em VGV retratam um aumento ainda maior de 12% nos lançamentos e 30% nas vendas.
As vendas vem tendo um crescimento nos últimos anos, em o 1T2023 se manteve em crescimento, mostrando que o mercado imobiliário na região sul ainda continua muito pujante.
O evento completo pode ser revisto no link: https://www.youtube.com/live/Eq1NSkVz7Bk?feature=share
Saiba mais:
5 Lançamentos com Espaço Pet em Londrina
Procurando imóveis perto da universidade?
Dicas para ter sucesso na compra de apartamento na planta
Conheça as Taxas de Transações Imobiliárias
Dicas para ter sucesso na compra de um segundo imóvel
Mais de 1.500 opções de imóveis para venda e locação. Conheça a Imob Conecta!