Indicadores Imobiliários Nacionais de 2022 e as expectativas para 2023
Entender os indicadores imobiliários de 2022 é muito importante para interpretar o que deu certo e errado no ano anterior e onde estarão as oportunidades para que 2023 seja melhor.
O médio e alto padrão vai muito bem, apesar da queda de rendimentos da poupança. Uma das principais fontes de financiamento para o setor imobiliário, perdeu mais de R$ 80 bilhões, o que restringe os financiamentos.
Porém, o governo deve utilizar mais o Fundo de Garantia e recursos próprios para alavancar a construção civil em 2023, além da expectativa da redução da taxa SELIC para diminuir os juros do crédito imobiliário.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou nesta segunda, 27 de fevereiro, os Indicadores Imobiliários Nacionais, pesquisa realizada em 207 cidades do país.
Em 2022, os lançamentos recuaram 8,6% em relação a 2021, porém, ainda foi o segundo maior da história. Já as vendas de imóveis caíram 13,5% em relação ao mesmo ano.
Conforme o presidente da CBIC, José Carlos Martins, “90% do déficit habitacional brasileiro, de cerca de 6 milhões de moradias, está na faixa 1 do MCMV, englobada por famílias carentes”. É nesta faixa que está a maior oportunidade de crescimento do mercado imobiliário em 2023.
Em 2023 conte com a Imobiliária Conecta para comprar, vender ou alugar em Londrina e região.
Saiba mais:
Mercado Imobiliário deve crescer em 2023
5 Lançamentos com Espaço Pet em Londrina
Procurando imóveis perto da universidade?
Dicas para ter sucesso na compra de apartamento na planta
Conheça as Taxas de Transações Imobiliárias
Dicas para ter sucesso na compra de um segundo imóvel
Mais de 1.500 opções de imóveis para venda e locação. Conheça a Imob Conecta!