Indicadores Imobiliários Nacionais 1T2023
Em coletiva de imprensa a CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, nesta segunda 29/05/2023, foi divulgado os Indicadores Imobiliários Nacionais do primeiro trimestre de 2023.
Nos últimos anos o mercado imobiliário disparou, tivemos um 2021 de recordes, porém depois deste “boom” tivemos alguns fatores que frearam este crescimento, como o aumento da taxa Selic de 2% para 13,75%, atualmente, além da inflação na construção que aumentou o custo do imóveis novos e inibiu os lançamentos. Sem contar a diminuição dos depósitos na poupança que afetam diretamente o crédito imobiliário. Ainda assim o mercado imobiliário vem sendo muito resiliente e as vendas ainda estão em bons patamares.
Segundo José Carlos Martins, presidente da CBIC, os empresários estão pessimistas e reduzindo as ofertas e este receio preocupa o futuro. Para encarar de frente espera-se que o Conselho Curador do FGTS mude os limites dos créditos imobiliários.
Celso Petruci (Comissão Imobiliária da CBIC) detalha os Indicadores Imobiliários Nacionais do 1º Trimestre de 2023, mostrando que tivemos queda -44,4% nos lançamentos, -5,2% nas vendas e -8,2% nas ofertas, em relação ao último trimestre de 2022. Um cenário de pessimismo com a economia e de juros altos.
Para Fábio Tadeu Araújo da Brain, destaca que a intenção de compra voltou a crescer, com aumento de 13% em relação ao último trimestre.
Porém ainda é esperado um crescimento da linha econômica ainda em 2023 com os ajustes nos limites do FGTS e a diminuição da taxa básica de juros.
Assista a coletiva completa no link: https://www.youtube.com/@cbicvideos
Saiba mais:
5 Lançamentos com Espaço Pet em Londrina
Procurando imóveis perto da universidade?
Dicas para ter sucesso na compra de apartamento na planta
Conheça as Taxas de Transações Imobiliárias
Dicas para ter sucesso na compra de um segundo imóvel
Mais de 1.500 opções de imóveis para venda e locação. Conheça a Imob Conecta!